sábado, 30 de junho de 2012

Original Funk Music.



Como a maioria dos ritmos, o funk brasileiro tem grande influência norte americana.

O pianista Horace Silver, pode ser considerado o pai do funk. Na década de 60, Silver uniu o jazz ao soul music e começou a difundir a expressão “funk style”. Nesta época, o funk ainda não tinha a sua principal característica: o swing. Foi com James Brown que o estilo tornou-se dançante e ganhou o mundo.


Filho do jazz criado a partir de uma batida quebrada (do jazz), o funky surgia como a música do “swing”, o “groove” da alma, James Brown foi o maior e sempre será o maior, o pai do Soul, senhor dinamite.

O soul music foi trazido ao Brasil por cantores como Gerson King Combo, Tim Maia, Carlos Dafé e Tony Tornado, que começaram a tocar sucessos do soul e adotaram a atitude e estilo do Black Power, fundando o movimento Black Rio.



Na década de 70 surgiram as primeiras equipes de som no Rio de Janeiro, como a Soul Grand Prix e a Furacão 2000, que organizavam bailes dançantes.
 A partir da década de 80, o funk no Rio foi influênciado por um novo ritmo da Flórida, o Miami Bass, que trazia músicas mais eróticas e batidas mais rápidas. Para os especialistas em música, o funk carioca não pode ser chamado de funk, pois é apenas uma derivação do Miami Bass.

 A partir de 1989, quando os bailes começaram a atrair cada vez mais pessoas, foram lançadas músicas em português. As letras retratavam o cotidiano dos frequentadores, abordavam a violência e a pobreza das favelas. “Na época, o funk falava sobre as drogas, as armas, os comandos, mas artistas desta fase, como Claudinho e Buchecha, evoluíram para outros tipos de tema”, afirma Ivo Meirelles, do Funk’n’Lata.
Um movimento muito importante para a musica negra, que mudou o comportamento de toda uma geração.


Fonte: originalfunk.


Para complementar a materia,uma das minhas músicas preferidas.
Frenesi Seduction. Rosana Bronks.